
Já percebeu que quando entramos em uma piscina fica mais fácil levantar os objetos? Já reparou que há objetos que afundam e outros que boiam? O teorema de Arquimedes, o cara conhecido por consolidar o grito “Eureka” pode te explicar este fenômenos.
Definição do Teorema de Arquimedes
O Teorema de Arquimedes diz:“Quando um corpo se encontra imerso num fluido, existe uma força que este faz sobre aquele, que é dependente da gravidade, densidade do líquido e do volume de líquido deslocado. Esta força é de baixo para cima e se explica através da diferença de pressão. Localizada entre as partes superiores e inferiores dos corpos.”

Exemplo para entender o Teorema de Arquimedes
Para entender o Teorema de Arquimedes, imagine um corpo imerso num fluido, tal como um cubo de gelo dentro de um copo de água.
Repare que, pelo que vimos anteriormente, a pressão depende da altura que o corpo se encontra e se relaciona com força e área. Então podemos dizer com segurança que toda a pressão que o corpo sofre nas laterais não provoca uma resultante, pois a força que o fluido faz no cubo pelo lado esquerdo (rosa) será igual à força que o fluido faz no bloco direito (vermelho), assim como os lados amarelo (atrás) e verde (frente).
Porém, há um resultado importante agora! Pense um pouco: você acha que há diferença de pressão entre os lados de cima e de baixo do cubo? Se sim, o que ocasiona tal diferença de pressão?
Se você respondeu que sim, a profundidade de cada parte do bloco influencia a pressão que o fluido faz sobre o lado do bloco, você está correto!
Lembre que pressão é dado por:


Existe na parte superior do bloco uma força que depende da altura h1, e na parte inferior uma altura que depende de h2. Confira no desenho:

Logo, podemos escrever que:

Agora vamos descobrir quem é essa força:

Esta força F é o famoso Empuxo.
Referências:
PESSANHA, Vinícius. "O que é o Teorema de Arquimedes?"; Desconversa. Disponível em <https://descomplica.com.br/blog/fisica/o-que-e-o-teorema-de-arquimedes>. Acesso em 23 de março de 2018.
0 Comentários