Você sabe tudo sobre a conquista da América? Vem descobrir nesse resumo maneiro e garanta sua vaga no vestibular!
A conquista da América se deu no contexto da expansão marítima europeia, também chamada de Grandes Navegações. O expansionismo marítimo dos séculos XIV e XV marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Alguns historiadores consideram as grandes navegações como o começo de um processo de globalização, devido ao crescimento das relações estabelecidas entre diversos continentes.
Por que expandir?
Dentre os fatores que motivaram e possibilitaram a expansão marítima estão: o lucrativo comércio de especiarias e o surgimento dos Estados Modernos. As especiarias, como noz moscada, canela e pimenta do reino, possuíam um alto valor no mercado europeu. No entanto, sua comercialização era dominada pelos árabes, que controlavam as rotas do mar mediterrâneo. Além disso, havia a busca de metais preciosos, visto que países europeus, como Portugal, tinham déficit de metais.
A formação dos Estados Nacionais Modernos, ou seja, o fortalecimento do rei criando alianças com a burguesia e a nobreza, possibilitou a centralização política e os investimentos necessários para a expansão marítima.
Causas da Expansão Marítima
- Crise do século XIV (culminando na queda de Roma)
- Economia de subsistência (base agrícola)
- Crescimento demográfico
- Fome (1315)
- Esgotamento do solo
- Maior volume de desmatamento
- Desestruturação da produção
- Diminuição da mão de obra
- Peste (1348) – originária do Oriente (China 1346) matou 1/3 da população europeia, chegou através do movimento de expansão da fé
- Guerras – Reconquista (séculos XI/XV) / Guerra dos 100 anos
Quais foram os pioneiros nas Grandes Navegações?
O pioneiro na consolidação de um Estado Nacional foi Portugal, por meio da Revolução de Avis, que consequentemente acabou sendo o primeiro a iniciar sua expansão marítima. A estratégia adotada pelos portugueses para chegar às Índias, almejando o lucrativo comércio de especiarias, foi o périplo africano, ou seja, contorno da costa da África para chegar ao Oriente.
Logo após a centralização de Portugal, ocorreu a centralização da Espanha, possibilitada pelo casamento dos reis católicos, Fernando e Isabel, e a expulsão dos mouros da Península Ibérica. Os espanhóis, no entanto, adotaram uma nova estratégia para alcançar o Oriente, a chamada circum-navegação, realizada por Cristóvão Colombo, e que culminou na conquista de novas terras, a América.
Com a conquista do novo mundo e o crescimento do domínio marítimo da Península Ibérica, Portugal e Espanha assinaram diversos tratados visando proteger suas rotas marítimas. O principal deles foi o Tratado de Tordesilhas (1494), que dividia o novo mundo entre portugueses e espanhóis.
Etapas da Expansão
- Périplo Africano
Conquista e exploração da costa africana
1415 – Conquista de Ceuta: entreposto comercial árabe e facilitador do acesso ao ouro e marfim
1434 – Cabo bojador: acesso ao Rio do Ouro
1439 – Ilhas Atlânticas: primeiro estabelecimento de feitorias
1441 – Sistematizações do tráfico negreiro
1460/1474 – Conquista da Costa da Mina: grande volume do ouro
1488 – Cabo das Tormentas: Bartolomeu Dias contorna o cabo que passa a se chamar “Cabo da Boa Esperança”
1498 – Chegada às Índias: Vasco da Gama
1500: “Descoberta” do Brasil: Pedro Álvares Cabral
Quais foram as consequências da Expansão?
Dentre as principais consequências da Expansão Marítima estão: a conquista da América e a descoberta de minas de ouro, inicialmente na América Espanhola; o crescimento do comércio que assumiu proporções continentais, deslocando o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; a dizimação de povos indígenas; e o colonialismo estabelecido na América
Referências:
CORREA, Karenn. "Você sabe como se deu a conquista da América?"; Descomplica. Disponível em <https://descomplica.com.br/blog/historia/resumo-conquista-da-america>. Acesso em 01 de 03 de 2017.
0 Comentários