Saiba tudo sobre os pré-socráticos e os sofistas!

Pré-Socráticos
Grécia Antiga: O início da filosofia
Os pré-socráticos fundaram a filosofia ao tentar explicar e conhecer o mundo de uma maneira diferente, usando a razão em vez de aceitar apenas as ideias tradicionais referentes aos mitos e crenças costumes da época. Eles começaram a se perguntar sobre o fundamento e a origem das coisas. Esta forma de pensar está na base de todo desenvolvimento conhecido pelo mundo ocidental. Alguns destes filósofos buscavam encontrar a (ou o) ARCHÉ, ou seja, o princípio formador do universo.
Alguns dos pré-socráticos:

Tales de Mileto

Matemático e astrônomo, é considerado o precursor do pensamento científico ao substituir a explicação mítica pela explicação racional. Para ele, a água era o princípio formador da matéria porque o que é quente precisa da umidade para viver, o morto se resseca, todos os germes são úmidos e os alimentos estão cheios de seiva. É natural que as coisas se nutram daquilo de que provêm.

Anaximandro

Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para seu mestre, era a água.

Foi assim que ele criou o conceito de “ápeiron”, que difere da “arché” desenvolvida por Tales. Assim, a “arché” inclui um dos quatro elementos como gerador de tudo (água).

Já o “ápeiron” define que o mundo teve origem de uma substância indefinida, que representava o infinito e o indeterminado.

Nas palavras do filósofo: “O que vem antes e depois do finito, tende a ser infinito”.

Segundo ele, o “ápeiron” era indestrutível e representava a massa geradora do cosmo e dos seres. Era criado pela luta entre os elementos contrários, como o frio o calor, o úmido, o seco, etc.

Além disso, Anaximandro desenvolveu teorias astronômicas. Ele conseguiu medir a distância entre as estrelas e afirmou que a Terra era cilíndrica e estava no centro do universo (obliquidade da eclíptica e o quadrante solar).

Na área da geografia e astronomia foi o primeiro da história a desenhar um mapa celeste e um terrestre.

Há ainda uma teoria de que ele tenha sido o inventor do relógio solar (Gnômon). Outras versões dizem que esse conceito já existia e que foi o filósofo que o introduziu na Grécia Antiga.

Em resumo, Anaximandro foi um visionário e suas ideias são atualmente utilizadas na ciência, tendo relação com a Física Moderna.

Anaxímenes
Para Anaxímenes, o elemento primordial era o ar, o princípio de todas as coisas.
Anaxímenes foi discípulo de Anaximandro, no entanto, não concordava com seu mestre sobre o conceito do “ápeiron”, e nem com Tales e seu conceito de “arché”.
Sua opinião era que o primeiro era muito abstrato (ápeiron), e o segundo muito palpável (água, o arché).
Para Anaxímenes, a substância primordial não poderia ser algo fora da observação e da realidade sensível.
Segundo ele, todas as coisas existentes são resultado da condensação ou da rarefação do ar. Nas palavras do filósofo:
“Como nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém.”
A maior parte de suas obras se perderam com o tempo, sendo a mais destacada “Sobre a Natureza”, a qual é possível encontrar alguns fragmentos.
Em sua teoria cosmológica, defendeu que a Terra é plana e estaria flutuando no ar. Já a lua, para ele, refletia a luz do sol e os eclipses representavam uma obstrução planetária por outro corpo celeste.
Demócrito
Demócrito foi um estudioso nas áreas da matemática, física, astronomia, ética, filosofia, linguística, natureza, música.

Discípulo do filósofo grego, Leucipo de Mileto, uma das mais destacadas ideias de Demócrito envolve a sistematização do pensamento sobre a "Teoria Atômica".

Segundo ele, o átomo, parte indivisível e eterna, que permanece em constante movimento, é o elemento primordial, o princípio de todas as coisas.

Nesse ínterim, toda o universo esta composto de dois elementos básicos: o vácuo (o vazio ou o não-ser) e os átomos.

Além disso, propôs um sistema cosmológico e convencionalismo linguístico. Na área da matemática avançou nos estudos sobre geometria (figuras geométricas, volume e tangente) e os números irracionais.

Pitágoras
Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Para ele, o saber era o nosso principal meio de purificação: só amando a sabedoria podemos nos colocar em sintonia com a harmonia do universo.
Para ele, a arché estava nos números (um elemento essencial da realidade)
Não é livre quem não obteve domínio sobre si.

Heráclito

Considerado por muitos filósofos como o "pai da dialética“ (método de diálogo ou reflexão cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias).
Defende o princípio de que tudo é movimento, é mudança (DEVIR), e que nada pode permanecer estático.
Para Heráclito, o princípio de tudo poderia ser tanto o fogo, o dinheiro ou qualquer coisa que provocasse transformação.
- A doutrina da unidade dos contrários é talvez o aspecto mais original de sua filosofia.
O segredo do mundo residiria na relação de interdependência entre dois conceitos opostos, em luta permanente, mas, ao mesmo tempo, um não pode existir sem o outro.
Nada existiria se não existisse, ao mesmo tempo, o seu oposto. (subir x descer, cair x levantar, nascer x morrer, macho x fêmea, amor x ódio, guerra x paz, fome x saciedade, dor x prazer, belo x feio, etc.). Sob esse antagonismo dominante, há uma lei de harmonia, ou seja, a harmonia está no antagonismo.
Para Heráclito, o Lógos (pensamento, palavra, razão, inteligência, discurso, etc.), seria a lei que governava o mundo e os seres humanos. Dessa maneira, todos os homens participariam do Lógos universal, embora de maneira diferente:
Os adormecidos:  são as pessoas que limitam-se às percepções imediatas e ao senso comum. Vivem como que num sonho, são enganados pela falsa realidade, pelo mundo de aparências. Não se preocupam com a busca da verdade. Atualmente, os adormecidos são os alienados por tudo aquilo que aliena o ser humano através da indústria cultural (mídia em geral incluindo filmes, novelas, propaganda, músicas, esportes, etc). Os adormecidos não sabem que são explorados, não se interessam pela situação social, política e econômica, etc.
(Mais Resumo adverte que adormece prejudicar seu pensamento racional) 
Os despertos: opõem-se à mentalidade comum, não se deixam enganar pela falsa realidade aparente. Buscam a verdade, não são alienados, procuram meios para mudar a realidade social, política e econômica.

Alguns pensamentos de Heráclito:
A guerra é pai de todas as coisas: de uns faz escravos, de outros homens livres.
Aquilo que está em oposição se concilia; das coisas diferentes nasce a mais bela harmonia e tudo é criado pelos contrários.
“A doença torna a saúde agradável e boa, como a fome a saciedade, e o trabalho o descanso.”
“Não saberíamos o que era justiça, se não fora a injustiça.”

Parmênides
Para alguns estudiosos, Parmênides fundou a metafísica, a Ontologia e a Lógica.
IMUTABILIDADE: Parmênides era totalmente antagônico a Heráclito: para ele, “Toda a mutação é ilusória”. Para ele, não era possível alguém ser e não ser ao mesmo tempo.

ONTOLOGIA: Parmênides é considerado o criador da filosofia voltada para as questões do ser.
SER: é o termo fundamental do pensamento filosófico ocidental. A sua ambiguidade nasce do fato de poder ser usado em dois modos distintos: como forma verbal ligada a um sujeito (fulano é...) ou em absoluto, tornando-se ele mesmo sujeito: o ser (que por sua vez é ou não é).Exemplos:
1-No sentido de viver, existir: estou vivo, portanto, sou...quando eu morrer, não sou (não posso estar vivo e morto ao mesmo tempo).
2-No sentido de estudar: estou estudando, portanto sou...quando não estou estudando, não sou (não posso estar estudando e não estudando ao mesmo tempo).

 OPINIÃO X VERDADE: Para ele, existiam dois caminhos, um verdadeiro, o caminho da verdade (alétheia) e outro o do erro, o caminho da opinião (dóxa), ou seja, onde não há certeza. Opinião (do grego doxa, « opinião », « conjectura ») é uma ideia (que pode ou não ser verdadeira) acerca da realidade.
As análises baseadas em opiniões são bem distintas das ideias baseadas na observação metódica dos fatos; sempre haveremos de encontrar duas vias: a verdadeira e a falsa, a estrada do saber e a do não saber, do conhecimento e da opinião. Enquanto a via da verdade (alétheia) é aquela por onde caminha o Ser, vereda pautada pelo saber e pela razão, o caminho da opinião (doxa), trajeto do não ser, estará à mercê do jogo de nossas falíveis percepções sensoriais.
Em relação à ontologia, a verdade é ser e a opinião é não ser.
Os incautos são facilmente manipulados através de opiniões frequentemente descarregadas em nossos ouvidos como se fossem a mais pura verdade. OPINIÃO PODE SER APENAS REPETIÇÃO DOUTRINÁRIA, ONDE A MAIORIA, IGNORANTE E CRÉDULA, ACEITA COMO VERDADE. EX: As mentiras de Hitler, de Stálin, de Mao Tsé Tung e de outros excrementos que a humanidade produziu ao longo da sua história. As tais opiniões nada mais são do que mera repetição doutrinária de “verdades” empurradas para o interior das mentes das pessoas.

Para Parmêndies, ver, ouvir e escutar não produz certezas, somente crenças e opiniões.
Erra quem deixa-se enganar pelos sentidos e considera a realidade em devir (ser e não ser).

Os Sofistas
Origem: Após a vitória grega contra os persas, a democracia ateniense foi ainda mais valorizada. Para eles, democracia era o melhor tipo de governo, mas dava muito trabalho, pois era preciso convencer a assembleia de cidadãos, e isso só era possível se fosse empregada boa retórica (arte de falar bem em público, boa oratória).

Características sobre os sofistas
Para eles, as teorias sobre o arché confundiam mais do que explicava, pois cada filósofo afirmava ser dono da verdade. Como nenhum filósofo provava sua teoria, os sofistas declaravam-se CÉTICOS, mas eram CÉTICOS DOGMÁTICOS (o cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo ou descrente; já o dogmatismo é a tendência de um indivíduo, de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, é um termo muito utilizado pela religião e pela filosofia) ao afirmarem que:
•       Nada existe; se alguma coisa existisse não a poderíamos conhecer; se a conhecêssemos
 não a poderíamos manifestar aos outros.
O CETICISMO DOGMÁTICO ACHA IMPOSSÍVEL CHEGAR À VERDADE; É
ANTICIENTÍFICO POIS TRAVA O CONHECIMENTO. No ceticismo dogmático o objetivo não
é investigar e obter conhecimento, mas unicamente desacreditar alguma ideia que
 contrarie um conjunto de crenças pré-estabelecidas.
No ceticismo dogmático, nenhuma nova ideia pode florescer.
O CETICISMO DOGMÁTICO CRÊ (!) que é impossível chegar a qualquer verdade;
 O CETICISMO CORRETO: É o CETICISMO CIENTÍFICO ou FILOSÓFICO, O QUAL USA A
DÚVIDA A DÚVIDA PARA BUSCAR A VERDADE, ou seja, vai em busca das respostas em
vez de desistir e resistir a qualquer tentativa de busca. A ciência e a filosofia usam o
ceticismo científico ou filosófico, pois a partir da dúvida  partem em busca da verdade.

Exemplos:
1-Quando Benjamin Franklin, inventor do para raios, trouxe o assunto dos condutores de raios ante a Sociedade de ciências, ele foi ridicularizado como se fosse um sonhador, e seu artigo não foi aceito para a revista Philosophical Transactions.
2-Quando Stephenson propôs empregar locomotivas nas estradas de ferro de Liverpool e Manchester, foi ridicularizado por acharem impossível a locomoção a doze milhas por hora.
 VOLTANDO AOS SOFISTAS: Para eles, não havia verdade, já que a mesma mudava
conforme os filósofos, o tempo e o lugar, juntamente com a moral e as leis. Tornaram-se
RELATIVISTAS, OU SEJA, TUDO É RELATIVO, NADA É ABSOLUTO.
Para os sofistas, a moral vigente, as leis e a busca da verdade eram necessárias, mas acabavam sendo empecilhos à felicidade humana, pois não há verdade em nada.
Para eles, o que importava na vida era apenas a FELICIDADE. Tornaram-se Hedonistas (cada uma das doutrinas que concordam na determinação do prazer como o bem supremo, finalidade e fundamento da vida moral, embora se afastem no momento de explicitar o conteúdo e as características da plena fruição, assim como os meios para obtê-la) E Egoístas (a vida é curta, restava então aproveitá-la da melhor maneira possível, pois
para eles, não existiam verdades.).
HEDONISMO E EGOÍSMO: O único bem é o prazer, a única regra de conduta é o
interesse particular.
OBJETIVOS DOS SOFISTAS: O que importava era ganhar dinheiro através do ensino sobre
 boa oratória e argumentação. Eles ensinavam seus alunos a vencer um debate ou
 conquistar o público através da retórica; se fosse necessário, usando até sofismas ou
 falácias (argumentos falsos mas que possuem estratégias capazes de enganar os menos
precavidos).

 Górgias, um dos maiores sofistas, declara plena indiferença para com todo moralismo:
ensina ele a seus discípulos unicamente a arte de vencer os adversários; mesmo que a
 causa seja justa ou não, não lhe interessa.
OS SOFISTAS FIZERAM DO SABER UMA PROFISSÃO, O QUE FOI CONSIDERADO UM
 ESCÂNDALO...mas, eles eram METECOS (ESTRANGEIROS), EXCLUÍDOS DA VIDA
POLÍTICA DE ATENAS.
ERAM OBRIGADOS A DESLOCAR-SE DE CIDADE EM CIDADE; CONTRIBUÍRAM ASSIM
PARA A DIFUSÃO DA CULTURA GREGA (HELÊNICA). Essa difusão deu início a ideia do
COSMOPOLITISMO (Atitude ou doutrina que prega a indiferença ante a cultura, os
interesses e/ou soberanias nacionais, com a alegação de que a pátria de todos os homens
é o Universo"). O cosmopolitismo é o precursor da atual globalização.

 O LADO NEGATIVO DOS SOFISTAS
CETICISMO DOGMÁTICO
HEDONISMO
 EGOÍSMO
SOFISMAS

O LADO POSITIVO DOS SOFISTAS
RETÓRICA
 ARGUMENTAÇÃO
 DIFUSÃO DA CULTURA HELÊNICA
- ANTROPOCENTRISMO: Iniciaram a reflexão a partir do ser humano (O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS)
- CONCEITO DE CULTURA, através do ensino e da difusão da filosofia em várias cidades; colaboraram decididamente para a formação do indivíduo na sociedade.
-RACIONALISMO: PASSARAM A USAR A RAZÃO COM TAL DESEMBARAÇO QUE FORAM CHAMADOS MAIS ADIANTE, DE ILUMINISTAS GREGOS.

PROTÁGORAS (outro famoso sofista):
•       NÃO EXISTEM LEIS ETERNAS E VERDADES OBJETIVAS, SOMENTE OPINIÕES.
•       MAS NÃO NOS DEIXEMOS LEVAR PELO  RELATIVISMO DA VIDA: O LIVRE CHOQUE DE
OPINIÕES (DIALÉTICA) SELECIONA SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO, A MAIS ÚTIL.
MESMO NÃO EXISTINDO QUALQUER VERDADE, A TAREFA EDUCATIVA DO FILÓSOFO É
ESSENCIAL...PARA QUE SE POSSA DIFERENCIAR AS OPINIÕES MELHORES DAS PIORES

•       O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS (famosa frase dos sofistas): O homem é a norma que julga, analisa, questiona, invalida ou relativiza todos os fatos, ideias, conceitos, valores, etc. Esta é uma das expressões máximas do subjetivismo e do relativismo filosófico dos sofistas.

Referências:
Toda Matéria. "Anaxímenes";. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/anaximenes/>. Acesso em 05 de janeiro de 2018.
Toda Matéria. "Anaximandro";. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/anaximandro/>. Acesso em 05 de janeiro de 2018.
Toda Matéria. "Demócrito";. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/democrito/>. Acesso em 05 de janeiro de 2018.

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