Gabarito e comentários abaixo das questões.
QUESTÃO 1
O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:
I. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Destacaram-se, nessa fase, Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.
II. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
III. Constituiu um painel de estilos diversificados. Cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
IV. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.
V. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
a) I e IV.
b) I, II e IV.
c) II e V.
d) II, III e V.
e) I e III.
2. (FUVEST)
“Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso… e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.”
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica.
b) tendência romântica ao misticismo.
c) melancolia romântica.
d) aversão dos românticos à natureza.
e) fuga romântica para o sonho.
3. (UEL) O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século __________, retratando sobretudo __________; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de __________ .
Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem:
a) XVII – a alta aristocracia – conto.
b) XVIII – o mundo burguês – folhetim.
c) XVIII – o mundo burguês – crônica.
d) XIX – o mundo burguês – folhetim.
e) XIX – a alta aristocracia – crônica
4. (UFC) Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.
I. O público leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e estudantes.
II. Com a popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para o consumo.
III. O romance romântico veio atender uma necessidade de um público predominantemente rural.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Apenas I e II são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.
Meus oito anos
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
(Casimiro de Abreu)
a) nacionalismo e religiosidade.
b) sentimentalismo e saudosismo.
c) subjetivismo e condoreirismo.
d) egocentrismo e medievalismo.
e) byronismo e idealização do amor
Resposta Questão 1
Alternativa “a”. II. A depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte são características da segunda geração do Romantismo, também conhecida como Ultrarromantismo, e podem ser encontradas, principalmente, na obra do poeta Álvares de Azevedo (em verso e prosa). III. As características descritas na proposição III fazem referência à terceira geração do Romantismo, também chamada de Condoreirismo, e podem ser encontradas na obra do maior poeta dessa fase, Castro Alves. V. Visconde de Taunay foi um dos principais representantes do romance regional brasileiro. José de Alencar dedicou-se às três fases da prosa romântica: o romance indianista, o romance regional e o romance urbano. Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, foi um dos principais nomes do romance urbano brasileiro.Resposta Questão 2
Letra A. Ao longo do poema, percebemos que o autor ironiza a idealização amorosa, uma das principais características do Romantismo. As obras de Álvares de Azevedo se dividem em três partes: a primeira segue os preceitos de linguagem subjetiva do romantismo e o alto sentimentalismo; já a segunda – contida neste poema e que nos interessa – representa uma nova visão do autor, que ironiza características de exaltação amorosa e aborda sobre os falsos valores morais, mostrando também, a condição de desajuste do eu lírico durante o período Ultrarromântico.
Resposta Questão 3
Letra B. O Romance começou a se desenvolver no continente Europeu no século XVIII e chegou às terras brasileiras no século XIX. Nas prosas românticas, como a burguesia estava em ascensão, é possível perceber que os autores buscam descrever o cenário burguês. Esses textos eram produzidos na forma de folhetins, dividido em capítulos e também possuíam as características de uma narrativa.
Resposta Questão 4
Letra D. A única informação que não condiz com a escola romântica é o item III, visto que o Romantismo foi criado para satisfazer as necessidades da época e retratar o cenário burguês, que estava em ascensão. Nesse contexto, não há nenhuma relação com o ambiente rural.
Resposta Questão 5
Letra B. No poema de Casimiro de Abreu, conseguimos perceber a apresentação de sentimentos do eu lírico e um sentimento de saudosismo à infância. No Romantismo, era muito comum os autores produzirem uma fuga imaginária frente à realidade de suas vidas, com isso, a infância era um dos momentos mais retomados, que relembrava a pureza e inocência da época.